Urnas eletrônicas (Foto: Reprodução)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nessa sexta-feira (13) a primeira etapa de averiguação do código fonte das urnas eletrônicas. Destaca-se que desde a última segunda-feira (9) cerca de 13 especialistas do Distrito Federal e de outros seis estados, incluindo o Ceará, estão na sede da Justiça Eleitoral realizando testes.
Nesta primeira etapa foram avaliados o conjunto de comandos existentes na urna, e desenvolvido pela equipe de tecnologia do TSE. Salienta-se que a partir da próxima segunda-feira (16), um novo conjunto de especialistas será recebido pelo Tribunal para que novos testes sejam realizados.
O TSE detalha que até o momento 85 especialistas foram aprovados para participação nos testes. Destes, 29 decidiram atuar sozinhos, enquanto 56 optaram por agir de modo coletivo, assim, a corte os dividiu em 15 diferentes grupos.
Indica-se que previamente aos anos eleitorais o TSE realiza um série de averiguações e testes privados e públicos a fim de atestar a integridade e a inviolabilidade das urnas eletrônicas.