Estudantes universitários de Santa Quitéria voltaram a relatar problemas no que tange o transporte até Sobral e sendo prejudicados com perdas de aulas e até provas. O episódio desta quinta-feira (05/10) envolveu os alunos da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Faculdade Luciano Feijão.
Conforme Armando Braga, representante do ônibus UVA, ontem no horário programado de partida da Prefeitura às 17h, os veículos que levam para as outras faculdades saíram e pouco tempo depois, foi informado que o deles não iria. Sem organizar antes e com a situação dos alunos já comprometida, cerca de meia hora depois, foi colocado como “solução improvisada” leva-los para embarcar de carona em outro ônibus que estaria esperando na fazenda Ipueiras.
Porém, surgiu outro problema: não havia motoristas suficientes para levar todos até o local, tendo por falta de comunicação, o veículo do Luciano Feijão foi impedido de seguir viagem pelo funcionário responsável e lá ficando esperando até 18h. Também irritados e afetados pelo atraso avançadíssimo, resolveram não prosseguir e retornaram à cidade.
“Como que estes alunos iam chegar até o meio do caminho? Isso atrasou as outras instituições, porque falta muita organização da Prefeitura, no transporte, porque se tivessem dito antes, era só conversar com alguém dos outros ônibus, colocar os que mais precisavam pra ir. Pessoal do Luciano viram que não tinha lógica de irem, iam chegar super tarde e não dava pra fazer prova, nem nada e preferiram voltar pra Santa Quitéria”, explicou ao A Voz de Santa Quitéria.
A situação ganhou destaque nas redes sociais, onde vídeos repercutiram amplamente com a revolta e a cobrança à Prefeitura Municipal por mais organização e transparência, e apresentar soluções efetivas. “Esse dever de organização não é pra ser nosso e sim da Prefeitura. Muitas vezes nós líderes fazemos mais trabalho que os próprios que trabalham lá, se formos esperar por tomarem atitude acontece o que aconteceu hoje”, lamentou o jovem, completando que tem apresentado recorrência nas saídas atrasadas.
A reportagem apurou que o problema foi ocasionado porque o ônibus UVA havia sido designado para subtituir excepcionalmente uma rota escolar, em detrimento do veículo oficial que faz tal rota ter quebrado. Aguarda-se que o fato possa ser sanado o mais urgente possível, sendo regularizado e assegurado a assiduidade e a segurança destas viagens diárias em busca do ensino superior, para centenas de quiterienses.
A voz de Santa Quitéria