Jogo festivo marca comemoração dos 50 anos da Arena Castelão

Blog do  Amaury Alencar
0



Palco de grandes festas esportivas e culturais, a Arena Castelão recebeu, na noite desta sexta-feira (10), crianças, personalidades, ex-jogadores e diversas autoridades para a solenidade em comemoração aos 50 anos do estádio. Presente na ocasião, o governador Elmano de Freitas, acompanhado da vice-governadora Jade Romero, inaugurou as recentes melhorias que o Estado realizou na Arena.

“É um equipamento muito importante para o futebol cearense e para o povo de fé, que aqui já recebeu o Papa João Paulo II, fez o Queremos Deus, tivemos shows de artistas renomados. Aqui, nosso povo se encontra para ver seus times e celebrar amizades. Com muito orgulho, nós estamos entregando novo telão, nova iluminação de LED e novo som. Queremos avançar para garantir reconhecimento facial no futuro”, afirmou o governador.

As melhorias somam cerca de R$ 15 milhões em investimento. As ações foram executadas por meio da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP).

Nisso, foi entregue novo sistema de iluminação em LED – 360 refletores com maior eficiência e estimativa de economia de até 52% de energia. Também foi realizada a substituição dos placares eletrônicos – equipamentos de LED com qualidade em pixels superior ao antigo, além de uma economia de energia que pode chegar a 72%. A Arena ganhou, ainda, um novo layout na fachada em comemoração aos 50 anos.

Outras ações estão em andamento e serão concluídas em breve: aquisição de novos grupos de geradores; sistema de iluminação cênica; manutenção do sistema de som – recuperação de componentes cluster’s e cerca de 72 caixas de som, além da aquisição de novos amplificadores, racks climatizados e nobreaks.

Em março, foi entregue o novo gramado com um sistema de drenagem mais eficiente, cujo investimento foi de R$ 1,9 milhão. “Desde o início do ano estamos trabalhando para entregar melhorias e equipamentos que garantam mais modernidade para esta praça esportiva”, reforçou Quintino Vieira, superintendente de Obras Públicas.


Celebração

Na oportunidade, foi apresentado o teaser do documentário “O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de histórias do Castelão”, uma realização do Governo do Ceará. A produção será exibida na TVC (canal 5) neste sábado (11), às 9h, e estará disponível nas plataformas digitais do Governo do Estado.

Outro destaque da noite foi a partida festiva entre personalidades, ex-jogadores e demais convidados. Na arquibancada, olhares atentos do público, incluindo lendas do futebol cearense como Geraldino Saravá, 73, maior artilheiro do Castelão; Sérgio Rêdes, 76; Cícero Capacete, 72; e Celso Gavião, 67.

 Sérgio Rêdes, que esteve presente na inauguração em 1973, sente muito orgulho de fazer parte dessa história. “É muita emoção. Depois de tantos anos, voltar ao Castelão e ver a organização, é uma alegria muito grande”, conclui.

Aproximadamente mil crianças atendidas pelos programas das secretarias do Esporte e Proteção Social também fizeram a festa. Para alguns, foi a primeira vez no Gigante.

Foi realizado, ainda, o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativos produzidos pelos Correios em alusão aos 50 anos do estádio.

Patrimônio dos cearenses

O Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo (Arena Castelão), inaugurado em 11 de novembro de 1973, é atualmente uma das principais esportivas do Brasil. Com capacidade atual para 63.903 pessoas, é o quarto maior estádio do País, o maior do Norte/Nordeste e está entre os 60 maiores do mundo.

O Castelão já recebeu jogos da Copa do Mundo Fifa de 2014, Copa das Confederações 2013, Taça Libertadores da América, Copa Sul Americana, entre diversos campeonatos nacionais, regionais e locais. De janeiro de 2013, quando recebeu a primeira partida como Arena, já foram 627 jogos.

O estádio também foi palco de grandes shows com artistas nacionais e internacionais: Paul McCartney, Beyoncé, Elton John, Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Iron Maiden.

A Seleção Brasileira de Futebol e a passagem do papa João Paulo II, em 1980, por Fortaleza, bateram recorde de público no estádio.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)