Mais de mil candidatos fazem a prova do Enem em Santa Quitéria neste domingo

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Fotos: Júlio Gaúcho / AVSQ
Fotos: Júlio Gaúcho / AVSQ

Centenas de jovens compareceram neste domingo (05/11) nos locais de prova em Santa Quitéria, para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A avaliação teve duração de cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. No município, são 1.133 participantes inscritos na edição deste ano.

O tema da redação foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Na avaliação de professores, o tópico é a "cara" do Enem por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.

Já as questões abordaram uma ampla gama de temas relevantes e contemporâneos, desde o racismo em diferentes contextos ao desmatamento na Amazônia. Os estudantes também tiveram de responder a itens sobre o que antecedeu a criação do Estado de Israel, ditadura militar, igualdade de gênero, a ginasta Simone Biles e protestos de torcedores do Fluminense contra cantos preconceituosos em estádios.

Ana Catarina veio da cidade de Catunda para prestar o exame e pretende utilizar o seu desempenho para concorrer ao curso de medicina veterinária. "Estou no 3º ano e essa é a primeira vez. A escola Monsenhor Ximenes ajudou muito, tentei praticar a redação, dá pra ir. A gente fica nervoso, mas vou tentar me esforçar ao máximo", frisou. Já Antônio Victor, da fazenda Iguará, fez pela primeira vez e afirmou que teve preparação somente na escola: "Estou tranquilo, mas o coração na hora bate mais ligeiro. Ainda não tenho em mente o que quero concorrer".

Para o professor Elinaldo Ferreira, da escola Aracy Martins, a sensação é de dever cumprido e que os alunos são submetidos "a hora da verdade", após três anos de estudo. "Eles vão sentar, refletir e tentar fazer da melhor maneira possível. Tivemos maratona de aulões preparatórios, nos mesmos padrões, tudo que o Enem cobra e o resultado vai colher ano que vem. É o pontapé inicial para decidir o seu futuro acadêmico", destacou. 

Em todo o país, mais de 3,9 milhões de candidatos participaram neste domingo. A primeira parte da prova foi aplicada em 132 mil salas de aulas de 1.750 municípios. No próximo dia 12, os participantes fazem as avaliações de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões).

                                                  A voz de Santa Quitéria 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)