Sebrae certifica 280 microempresascom Selo de Qualidade Empresarial

Blog do  Amaury Alencar
0




  O Selo de Qualidade Empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi criado em 1996, para estimular a implantação e melhoria de sistemas de gestão nas empresas cearenses de serviços, bem como orientar e capacitar os empreendedores e colaboradores de diversos segmentos que possuam produtos e serviços de qualidade, como: turismo, alimentação fora do lar, saúde e beleza e transportes, dentre outros.


Este ano, o programa teve 418 empresas inscritas, das quais 280 receberam a certificação nesta terça-feira (21). Todas as inscritas no programa passaram por um criterioso processo de análise e avaliação do nível de maturidade do Sistema de Gestão, realizado por consultores contratados pelo Sebrae/CE. Os resultados destas análises são submetidos aos membros do Comitê Gestor do programa, formado por representantes de 16 instituições empresariais e do poder público convidadas. A partir da avaliação das informações, cabe ao Comitê definir as empresas aptas a receber a certificação.
O Selo destina-se, basicamente, às empresas dos segmentos de alimentação fora do lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), lazer, turismo e eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), saúde e bem-estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e transporte (manutenção de veículos e oficinas de automóveis). 

Cada categoria pode ser premiada em três níveis, sendo eles: Prata, Ouro e Diamante. Os negócios são analisados a partir de diferentes critérios e os premiados são aqueles que se destacam com práticas inovadoras e capazes de oferecer qualidade aos consumidores.
Segundo Silvio Moreira, gestor estadual do Projeto, a premiação já conta com mais de 25 anos e foi criado para elevar o nível do empreendedorismo cearense. “Assim servindo como um instrumento de reconhecimento do esforço do empresariado em se mostrar um fornecedor de excelência e sinônimo de qualidade”, pontua.
Klaus Magno, é um dos empreendedores que recebeu o Selo de Qualidade Sebrae, categoria Diamante. Ele é representante do Laboratório Klaus Magno, com sede principal em Aracati e outras 22 unidades ao longo do Vale do Jaguaribe e do litoral leste.

“É uma iniciativa fantástica para que pequenas e médias empresas possam fortalecer a sua gestão administrativa. Temos em torno de 60 colaboradores que fazem parte desse resultado, mas não está aqui nesse momento”, destaca.
Ele comenta que foram muitos os desafios para poder receber o selo e que não quer parar por aqui. “Espero que possamos receber novamente o selo em 2024, pois nossa meta é ser cada vez melhores”, afirma.
Já Ângelo Farias, da Pousada Casa do Ângelo em Jericoacoara, é uma dos que mais possui o Selo de Qualidade Empresarial Sebrae de todo lado oeste do Ceará, sendo a 11º selo.
“A cada selo recebido, é uma nova emoção, uma sensação de dever cumprido. Estamos recebendo o selo diamante. Sempre procuramos entregar o melhor serviço para nossos clientes e esse reconhecimento do Sebrae só engrandece o trabalho dos empresários do Ceará. O Selo Sebrae de Qualidade já se popularizou entre o público cearense e conquistá-lo confere autoridade e referência para o negócio. É uma comprovação de que o empreendimento é bem estruturado e passou por uma análise criteriosa”, afirma Ângelo.
O site www.selosebrae.com.br reúne os negócios que conquistaram o Selo e serve como um catálogo dos maiores empreendimentos do estado, dando visibilidade às iniciativas que se destacaram no programa.

Como conquistar o selo?
Para conquistar o Selo Sebrae de Qualidade, é preciso passar por todas as etapas do programa que dura, aproximadamente, oito meses, sendo acompanhado de perto por especialistas que analisam desde a estratégia até o foco no cliente e a gestão empresarial.
Por isso, fazer parte dos empreendimentos vencedores é uma conquista que só pode ser alcançada por aqueles que estão dispostos a se movimentar. No empreendedorismo, aprender que sempre é possível fazer melhor é uma oportunidade para superar a concorrência e se destacar.

Por Fernanda Leite

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)