Com quase 250 mil animais, o município de Tauá possui o maior rebanho ovinocaprino do Estado do Ceará. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM, realizada em 2022 pela Rede de Coleta do IBGE e divulgados nesses últimos dias.
De acordo com o levamento feito pelo Blog do Wilrismar, no município-sede da Região dos Inhamuns, a maior população é de ovinos, com um rebanho de 165.760 animais. Os caprinos somam 84.205 unidades, totalizando, 249.965 animais.
O levantamento contabilizou também outras espécies: Bovinos (49.114), Bubalinos (07), equinos (2.470), Suínos (25.262 - incluindo as matrizes) e galinhas (60.005). Incluindo as demais raças, Tauá possui 495.063 animais.
Pesquisa da Pecuária Municipal
A pesquisa fornece informações sobre os efetivos da pecuária existentes no município na data de referência do levantamento, bem como a produção de origem animal, e o valor da produção durante o ano de referência. Os efetivos incluem bovinos, suínos, matrizes de suínos, galináceos, galinhas, codornas, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos.
A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.
Tauá é capital cearense do carneiro
Na última quarta-feira (01/11), o governador Elmano de Freitas sancionou o projeto de lei da deputada estadual Gabriella Aguiar, - aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa -, que define o município de Tauá, localizado na região do Sertão dos Inhamuns, como a Capital Cearense do Carneiro. A Lei nº 18.546, de 30 de outubro de 2023, foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (1º).
Repórter Wilrismar Holanda