A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, neste domingo (12), as provas que constituem a primeira etapa da seleção pública para composição do banco de gestores escolares da rede estadual cearense. As avaliações serão aplicadas das 9h às 13h, em Fortaleza e em outros 20 municípios pólo. Ao todo, foram inscritos 3.616 candidatos, sendo 2.656 para o banco de núcleo gestor de Escolas Regulares, Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e coordenador de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). Há, ainda, 960 concorrentes ao banco de diretores das EEEP.
Para estes últimos, a prova será composta por 60 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. É necessário obter desempenho mínimo de seis pontos para avançar à 2ª fase, composta por uma avaliação de títulos, de caráter classificatório. A 3ª e última etapa constitui-se de uma análise situacional de competências específicas, de caráter eliminatório e classificatório.
Com relação aos aspirantes ao banco de núcleo gestor de Escolas Regulares, EEMTI, Cejas e coordenadores de EEEP, a prova será formada de 50 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Já a 2ª fase compreenderá uma avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Além da capital, sediarão as provas os municípios de Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá.
A seleção é voltada para candidatos com ou sem vínculo com a Administração Pública Estadual, que atendam às condições estabelecidas nos editais específicos.
Mais informações estão disponíveis no site Universidade Estadual do Ceará (Uece), instituição responsável pela operacionalização do processo seletivo.