O desembargador Teodoro Silva Santos é um dos três novos ministros nomeados para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nomeação, assinada pelo presidente Lula, está publicada no Diário Oficial da União, edição dessa sexta-feira (10), que tem, ainda, outros dois nomes: José Afrânio Vilela e Daniela Teixeira.
Mestre em Direito Constitucional pela Unifor (Universidade de Fortaleza), Teodoro Silva Santos é natural de Juazeiro do Norte, ingressou no Tribunal de Justiça do Ceará em 2011 e, agora, aos 65 anos de idade, chega ao STJ.
Com a nomeação de Teodoro, o Ceará passa a ocupar duas cadeiras no Superior Tribunal de Justiça. O outro cearense é Raul Filho. Teodoro Silva Santos entra no lugar do ministro Jorge Mussi, que se aposentou em janeiro.
A renovação no STJ tem, ainda, José Afrânio Vilela, que substitui o ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, morto em abril, e Daniela Teixeira que passa a ocupar a vaga de Felix Fischer, aposentado em agosto.
Afrânio Vilela, 62, é natural de Ibiá (MG), é formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia e, em 2005, assumiu , uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Formada em Direito pela UnB, mestre em direito penal pelo IDP, Daniela Teixeira, 51, foi conselheira Federal da OAB Nacional.