O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), informou que a filha mais velha, Maria Sofia Valim, realizou cirurgia de transplante de fígado na manhã desta quinta-feira, 7. O procedimento foi realizado após dois dias do anúncio da entrada da jovem na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) para transplante do órgão.
“Após seguir os trâmites legais e entrar na fila para transplante de fígado, Sofia conseguiu um doador devido à urgência de seu caso. Hoje pela manhã já foi um doador compatível e a cirurgia foi realizada com êxito”, contou o prefeito em publicação nas redes sociais.
Ele ainda destaca que as próximas 48 horas serão de observação do quadro clínico da jovem. “Para que possamos saber se o corpo de Sofia aceitará o novo órgão”, explicou.
Valim também agradeceu à família doadora, assim como o carinho recebido nos últimos dias, e voltou a pedir orações.
“Deixo aqui meus sinceros agradecimentos à família doadora pela sensibilidade e por ajudar a devolver a vida da minha filha. Que Deus os abençoe. Por favor, sigam em orações e mandando energias positivas nesta nova etapa da luta de Sofia”, agradeceu.
A mãe de Sofia, Gaída Dias, também agradeceu pelas mensagens e orações, e afirmou que a filha ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Sofia já fez o transplante, ela se mantém na UTI, está reagindo”, comentou nas redes sociais.
Transplante de fígado
O transplante de fígado pode ser realizado por um doador vivo, com a retirada de uma parte do órgão, que depois se regenera. Familiares e pessoas sem vínculos podem fazer a doação, uma vez que apresente compatibilidade.
o Povo