A Polícia cearense vai implantar um painel de troca de informações de dados sobre ações discriminatórias com a Secretaria da Igualdade Racial. A informação é do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, durante assinatura de decreto e anúncio de ações para igualdade racial no Ceará na tarde desta segunda-feira, 11, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza. A previsão é que a iniciativa seja implantada até o fim deste ano.
De acordo com o secretário, plataforma vai reunir "quaisquer ações discriminatórias", incluindo homicídios. "Os dados vão para dentro desse painel e a polícia civil e militar vão poder fazer um trabalho mais minucioso de investigação e prevenção aos crimes de racismo e demais intolerâncias". O painel vai ficar sob responsabilidade da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Ainda segundo Samuel, o painel com os dados será alimentado em tempo real pela SSPDS e Secretaria da Igualdade Racial. "A gente vai está trocando informa ções para evitar informações de duplicidade para ter números reais, como também que a gente consiga uma resposta mais rápida por parte da polícia militar e civil", disse.
Além disso, o Estado vai incluir a formação de letramento racial para os agentes de segurança em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), com a participação da Secretaria da Igualdade Racial.
As ações serão implementadas a partir da assinatura de termo de cooperação entre a SSPDS e Secretaria da Igualdade Racial realizado nesta segunda-feira, 11, no MIS.
o Povo