Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Os impactos e os desafios da universalização do saneamento básico no Ceará pautaram um seminário realizado nesta segunda-feira (4), em Juazeiro do Norte, com a participação do jornalista e escritor Xico Sá. O evento discutiu, ainda, atingimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
A diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, apontou avanços da universalização do saneamento no Ceará. No Cariri, por exemplo, ela destacou a ampliação da cobertura do saneamento em Crato, que passou de 3% para 25%, além de revitalizações de estações de tratamento e extensões de rede em Barbalha e Juazeiro do Norte.
“Hoje o Crato já trata 130 milhões de litros de esgoto por mês. Já fizemos extensões de rede importantes, principalmente, em Barbalha, na área das Malvinas. Em Juazeiro, estamos iniciando uma obra no Frei Damião. Em Missão Velha fizemos a famosa Rua da Lama, que hoje já não tem mais esgoto a céu aberto”, elencou a diretora.
Em entrevista ao Miséria, o jornalista Xico Sá falou sobre o papel do jornalismo na disseminação de informações sobre a relevância da universalização do saneamento básico, bem como a necessidade de dar mais ênfase a esse tema no debate político eleitoral.
“Todo o noticiário sobre saneamento básico no Brasil sempre foi muito relegado a estatísticas. Eu acho que um papel importantíssimo é a gente começar a trazer personagens, começar a dar exemplos e trazer situações claras de melhorias, mas a partir das pessoas, as pessoas contando as suas histórias”, sugere o jornalista.
Durante o evento, foram divulgados os resultados do estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Ceará”, realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a EX Ante Consultoria, que aponta benefícios econômicos até 2040.