Nas cotações sobre quem poderá assumir a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, o líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), aparece como um dos favoritos.
Isso porque a atual comandante da sigla, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, poderá compor a equipe ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um dos possíveis destinos de Gleisi é o Ministério da Justiça, atualmente, sob a responsabilidade de Flávio Dino, indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de Guimarães, outros nomes despontam na lista de prováveis presidentes do PT Nacional, como o deputado Rui Falcão (SP) – que já coordenou a legenda entre 2011 e 2017 -, e o senador Humberto Costa (PE).
Apesar de preferir nomear uma mulher de sua confiança para o Ministério da Justiça, o presidente Lula teme que, com a substituição de Gleisi no comando do PT, o partido sofra desfalques, principalmente às vésperas das eleições de 2024.
Segundo fontes do Planalto, Lula pensa, como perfil do novo presidente da legenda petista, uma pessoa de autoridade para conduzi-la durante as eleições municipais.
Ainda segundo fontes, Gleisi Hoffmann estaria receosa em ir diretamente para o Ministério da Justiça e enfrentar desgastes, pelo fato de a pasta ser responsável pela Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.