Iguatu : A música surpreendente de Elis Costa

Blog do  Amaury Alencar
0

 Elis Costa é uma compositora, cantora e multi-instrumentista brasileira, cearense, iguatuense, de apenas 16 anos, atualmente morando no Texas, EUA. Sua produção musical independente traz influências do indie pop e do rock acústico evoluindo para um pop romântico alternativo de grande carga lírica e autoral.

Natural de Iguatu, Elis é irmã gêmea de Ailin Costa, ambas filhas do casal Leo Costa e Rochelly Sarmento. As duas irmãs estudaram na Escola Modelo de Iguatu até metade do 2º ano do ensino médio. Agora estão fazendo intercâmbio, cursando o Senior Years que corresponde ao 3º ano do ensino médio no Brasil. Elis mora na cidade de Van, de 20 mil habitantes, no Estado do Texas, Ailin mora em Walker, Minnesota. Primeira vez na vida delas que estão estudando em cidades diferentes.

Elis contou que sempre gostou de música, iniciando suas experiências de forma autodidata no violão e depois fazendo cursos livres de guitarra elétrica, piano, voz e bateria a partir de 2020. Conheceu as primeiras notas musicais na Escola de Música Humberto Teixeira, em Iguatu. Durante a pandemia, passou um período de seis meses com a avó Regina Costa, em Fortaleza. Durante o período, frequentou outra escola de música onde aprendeu outros instrumentos: guitarra, teclado e bateria. Elis confessa que sempre gostou de música, começou a tirar os primeiros acordes do violão aos 7 anos e não esconde da influência dos pais Leo e Rochelly, ao ouvirem música com ela por perto, o que fez a menininha começar a gostar de tons, melodia, ritmos e letras. Estava traçado o caminho de seu estilo pop rock romântico.

Composições

Mas a moça de cabelos ligeiramente alongados, cor de mel, de imaginação e raciocínio aguçados queria mais. Nascia o desejo de cantar e expressar pensamentos, ideias e convicções.

Sempre plugada nos movimentos globais da música atual, interessou-se em compor e já desenhou suas primeiras letras em inglês, idioma que já dominava. E foi explorando seus vocais sopranos naturalmente delicados e sussurrados, ao estilo de Billie Eilish, uma de suas principais influências, que a menina Elis carimbou o passaporte para o estúdio para gravar seus primeiros singles: Mirror Reflection, I Don’t feel the same e What If. Elis também busca inspiração em outras estrelas do pop feminino, Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Sabrina Carpenter e Gracie Abrams. Suas canções trazem como tema principal a experiência feminina no mundo contemporâneo, em que relações de amor e amizade por vezes frustradas se tornam gatilhos para comentários sociais mais amplos a respeito do que significa assumir a feminilidade em um mundo muitas vezes intolerante, criando a imagem de uma jovem mulher jamais em posição submissa, mas sim, com disposição para o enfrentamento e a defesa de suas convicções políticas e de sua autodeterminação. Nas primeiras músicas gravadas, destaque para seus apelos temáticos em amor, juventude e família.

Sonhos

As canções de Elis estão em sete plataformas de streaming: Deezer, Apple music, Amazon music, itunes story, Youtube, Spotify e Tidal, com disponibilidade para fazer donwloud. “Até agora está indo tudo bem e quando eu postei fiquei muito feliz em ouvir todo mundo dizer que as músicas estão muito boas e que tinham gostado. Sempre foi uma coisa que eu quis fazer e durante a produção só contei que estava fazendo para as pessoas mais próximas. Então acho que ninguém esperava isso tudo”, contou.

Como toda adolescente em idade escolar, Elis revelou que alimenta dois sonhos e sonhar para ela não é proibido. Ela deseja se tornar piloto de aviação, para isso quer ir para a academia para se graduar. Seu outro projeto é continuar morando fora do Brasil, onde ela conheceu outro mundo, outro universo, idiomas, gente e boas oportunidades para a vida pessoal e profissional. Para ela por enquanto é tempo de sorrir muito e curtir a fase linda vivida, em território americano, na escola, com os novos amigos e com sua música.

   


                                                          Jornal a Praça 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)