O promotor de Justiça Eneas Romero foi o mais votado entre membros do Ministério Público do Ceará (MPCE) para o cargo de procurador-geral de Justiça. A votação terminou às 17 horas desta sexta-feira, 1º. Eneas obteve 258 votos.
Em segundo aparece o promotor Haley Carvalho, com 219 votos. O terceiro colocado foi o procurador Lucídio Queiroz, com 214 votos. Ao todo foram 1128 votos com quatro em branco e sem nenhum nulo.
Confira como foi a votação:
- Eneas Romero: 258 votos
- Haley Carvalho: 219 votos
- Lucídio Queiroz: 214 votos
- Aureliano Rebouças: 211 votos
- Ana Vládia Gadelha: 126 votos
- Rafael Pessoa: 96 votos
A votação subsidia a formação de lista tríplice a ser encaminhada ao governador Elmano de Freitas (PT), a quem cabe indicar o chefe da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
Porém, todos os seis candidatos que disputavam assinaram termo de compromisso se comprometendo a não aceitar a indicação no caso de não serem o mais votado, de modo que a vontade da maioria prevalecesse.
"Na condição de CANDIDATO(A) a formação da lista tríplice ao cargo de Procurador Geral de Justiça, o compromisso público com os membros do Ministério Público, de NÃO ACEITAR a indicação ao cargo pelo Excelentísimo Senhor Governador do Estado do Ceará, caso não venha a compor a lista tríplice na condição de mais votado pela classe", diz o termo.
O mandato é de dois anos, permitida uma recondução por igual período. O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público, embora cada procurador ou promotor de Justiça tenha independência para atuar nos processos de sua atribuição.
Atualmente quem ocupa o cargo é Manuel Pinheiro, eleito primeiramente em 2019 e posteriormente reconduzido ao cargo em 2021. Ele foi o mais votado nas duas ocasiões e escolhido pelo então governador Camilo Santana.
o povo