Regiões do CE podem ter picos de temperatura nesta semana

Blog do  Amaury Alencar
0



 A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou nesta terça-feira, 12, que as macrorregiões do Cariri e Jaguaribana seguem sendo as mais propícias para atingir as maiores temperaturas do Estado até amanhã, 14. Conforme a Funceme, picos são comuns nesta época do ano e a expectativa é que os termômetros possam vir a marcar entre 38ºC e 40ºC, principalmente no período da tarde. Em Fortaleza, as máximas previstas são de 33ºC.


O órgão explica que as temperaturas mais altas no início de dezembro ocorrem pela escassez de chuvas, pela redução da cobertura de nuvens e, por consequência, maior insolação. Além dos fatores comuns para a época, a Funceme também destacou a influência do fenômeno El Niño no oceano Pacífico Equatorial que, ao alterar a circulação atmosférica, faz com que haja um maior fluxo de ar de cima para baixo e colabora para o aumento do calor na superfície. Na terça-feira, 12, a maior temperatura do Estado foi registrada no município de Jaguaribe, com 40.3ºC.

Onda de Calor
O Cariri também foi citado entre a lista de regiões que devem sentir os efeitos de uma nova onda de calor no território brasileiro. De acordo com a agência Climatempo, parte do Sertão dos Inhamuns e do Centro-Sul também deverão ter termômetros marcando entre 3ºC e 5ºC acima da média.

A agência classifica uma onda de calor como uma sequência de dias em que as temperaturas marcadas em uma região se mostram acima do normal para uma determinada época do ano. O fenômeno deverá começar já na quinta-feira e se estenderá até o dia 20 de dezembro, dois dias antes do início oficial do verão do hemisfério sul. Esta será a quinta onda de calor consecutiva a ser enfrentada pelos brasileiros, que já lidaram com situações semelhantes durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a nova onda de calor abrangerá 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. Foi emitido um aviso na cor laranja, ou seja, de nível intermediário na escala de riscos que varia entre amarelo e vermelho. Tal sinalização significa que há necessidade de que a população se mantenha vigilante e informada sobre as condições meteorológicas. Além de parte do Nordeste, o calor deverá ser percebido também no Centro-Oeste, no Sudeste, no Sul e em parte do Norte.

Nesse contexto, os recordes de temperatura representam um risco para a agropecuária, que pode vir a registrar mortes de animais e perda de produção, bem como incêndios. No tocante à saúde, os cuidados devem ser redobrados em relação à insolação em diferentes graus. A população idosa, bebês, crianças, mulheres grávidas e portadores de doenças crônicas, estão inseridos nos grupos de risco.
O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas busquem manter-se hidratadas, consumindo água e sucos mesmo quando não sentirem sede. Os ambientes devem estar úmidos, podendo contar-se com auxílio de umidificadores ou toalhas molhadas. Deve-se preferir ingerir refeições leves, como saladas e frutas e evitar alimentos pesados e condimentados. Além disso, é fundamental o uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)