Foto: STF
Com a sabatina de Flávio Dino na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal agendada para a próxima quarta-feira (13), as articulações em torno de quem poderá substituí-lo no Ministério da Justiça e Segurança Pública avançaram de maneira significativa. De acordo com informações divulgadas recentemente, o presidente Lula (PT) já teria um favorito para o cargo, trata-se de Ricardo Lewandowski, membro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF).
Interlocutores da Presidência da República dão conta de que Lula deseja dar uma nova cara à pasta da Justiça, ele estaria em busca de alguém que além de auxiliar na formatação de políticas públicas tivesse capacidade para consolidar uma boa relação com o STF. Nessa linha, Lewandowski é considerado ideal para o chefe do executivo federal.
Acrescenta-se, ainda, que no caso de o ex-membro do STF tornar-se parte do 1° escalação da gestão Lula, o ministério permaneceria com a estrutura atual, sem a criação de uma pasta exclusiva para a segurança pública. Lewandowski deixou a Suprema Corte em abril, quando completou 75 anos de idade. Após a saída passou a se dedicar a iniciativa privada.
Ele alega que até o momento não recebeu nenhuma sondagem, mas, foi parte da comitiva presidencial que viajou aos Emirados Árabes com Lula para a COP 28.