Sindicato dos Médicos do Ceará realiza série de visitas institucionais no Cariri e aponta desafios na região

Blog do  Amaury Alencar
0



 Com o objetivo de apurar as principais demandas dos médicos e avaliar as condições da área da saúde na região do Cariri, o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou, nesta semana, uma série de visitas às principais unidades de atendimento. No primeiro dia de agenda, na segunda-feira (27), foram visitados o Hospital Regional do Cariri, a UPA Limoeiro e a UPA Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, além do Hospital Santo Antônio e o Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha.

Entre as principais demandas encontradas, estão os casos de sobrecarga da equipe médica na UPA Limoeiro do Norte e o estado de abandono da UPA Lagoa Seca. Ambas as situações serão relatadas à Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte para prestar os devidos esclarecimentos, bem como a adoção de providências para que a UPA volte a atender a população em plenas condições.

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará também participou de uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, na terça-feira (28), para apontar os principais desafios na região. Representado pelos diretores Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maurício Granja, foi destacado o papel da entidade em fiscalizar as condições de trabalho dos médicos de todo o Estado, sendo a Região do Cariri o segundo polo com o maior número de profissionais da categoria.

Na ocasião, foi ressaltada a qualidade do Hospital Regional do Cariri e alertado sobre as condições de locais como a Unidade de Saúde de Família Franciscanos II, a qual funcionava em uma casa e os atendimentos foram transferidos para outra localidade devido à falta de estrutura adequada. Em pauta, o Posto de Saúde Pio XII, que se encontra fechado para reforma há quase um ano, sem previsão de término. 

De acordo com a diretoria, os profissionais, que agora atuam no SAME, informaram que temem retornar ao Posto Pio XII devido à falta de segurança na região. A situação, inclusive, já foi relatada à Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, no início do mês de agosto, por meio de ofício. Como nenhuma providência foi adotada até o momento, o Sindicato dos Médicos irá acionar o órgão novamente, cobrando um cronograma de obras e garantia de segurança aos profissionais e pacientes.

Durante os três dias, foram visitados 12 estabelecimentos de saúde e as questões foram levadas para conhecimento dos vereadores durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Encerrando a agenda, a diretoria do Sindicato esteve na Policlínica de Barbalha, no Hospital e Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, no Hospital São Raimundo e Hospital Santé Cariri, no Crato.

“Realizamos uma importante agenda de reuniões e visitas institucionais na região do Cariri, local tão relevante para o Sindicato dos Médicos. Todas as demandas observadas durante as visitas serão devidamente formalizadas pelo Departamento Jurídico aos órgãos competentes para que as medidas necessárias sejam adotadas. Precisamos assegurar que os profissionais tenham um local adequado para trabalhar e que a população tenha a estrutura para os seus atendimentos, de forma que a saúde desses pacientes seja colocada com a prioridade devida. Importante destacar que o Sindicato possui sede em Cariri, no bairro Lagoa Seca e os profissionais também podem se deslocar ao local para resolver problemas de assuntos jurídicos, tirar dúvidas, realizar associações ou até mesmo formalizar denúncias e/ou sugestões”,  destaca Dr. Edmar Fernandes, diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)