O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos no Brasil. A atividade abastece o mercado interno, com a diversificação de produtos saudáveis e manejo sustentável dos recursos ambientais. O país é o oitavo maior produtor do mundo, segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023. A Federação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAF-CE) atua diretamente no fortalecimento da categoria, trabalhando no sentido da construção de um sistema de produção sustentável, priorizando o meio ambiente e a vida. Pensando nisso, a FETRAF-CE realiza entre os dias 26 a 28 de janeiro o “1º Festival Cearense da Agricultura Familiar”. O evento gratuito será na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE).
Com o lema “Produzir alimentos saudáveis é o nosso modo de vida”, a programação do festival traz oitenta expositores no espaço mercado, palestras e debates de assuntos relevantes para o setor, apresentações culturais, cirandas agroecológicas e comercialização de produtos. “A agricultura familiar tem uma relação de vida com a terra, com seu local de trabalho e moradia. É essencial para o desenvolvimento equilibrado da produção de alimentos saudáveis que chega à mesa da população. Nós estamos felizes em apresentar o potencial do setor no Ceará por meio do festival. Vamos estar de braços abertos para receber todos e todas nos três dias de evento”, conta Auri Junior, coordenador geral da FETRAF-CE.
A FETRAF CEARÁ
A Federação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAF-CE) é uma entidade civil de caráter classista, orgânica aos princípios da Central Única dos Trabalhadores – CUT BRASIL, pertencente ao sistema SINTRAF/ FETRAF/CONTRAF BRASIL/CUT. Defendemos a liberdade e autonomia sindical e lutamos por um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário para um campo com gente, renda e dignidade.
A FETRAF CEARÁ/CUT atua em onze regiões do Ceará, com sindicatos de base regional, municipal e associações sindicais, pensando no fortalecimento da categoria e trabalhando no sentido da construção de um sistema de produção sustentável, priorizando o meio ambiente e a vida.
SERVIÇO
1º Festival Cearense da Agricultura Familiar
Quando: 26 a 28 de janeiro
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE)
Mais informações: @fetrafcearacut
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (26/01)
19h30 – Abertura oficial com presença de autoridades e convidados;
20h30 – Apresentação cultural e feira da agricultura familiar;
22h – Encerramento
Sábado (27/01)
10h às 22h – Feira da agricultura familiar;
09h – Conferência: Agricultura familiar e alimentação saudável na mesa do povo;
Convidados: Josana Lima, coordenadora-geral da CONTRAF Brasil; Milton Fonazieri, secretário de abastecimento do MDA; Moisés Braz, secretário da SDA-CE; Lilan Rahal, secretária nacional de segurança alimentar.
10h30 – Debate com a conferência;
14h – Cirandas Agroecológicas;
-Acesso à seguridade social na agricultura familiar : Desafios e perspectivas;
Convidado : Direção INSS
-Crédito fundiário e acesso à terra;
Convidado: SDT/MDA
22h – Encerramento.
Domingo (28/01)
10h às 22h – Feira da agricultura familiar;
09h – Conferência : Agricultura familiar: Os desafios de viver e produzir alimentos saudáveis num contexto de seca e mudanças climáticas;
Convidados: SAF/MDA, SDA/CE, M.FAZENDA,SEMA.
10h30 – Debate com a conferência;
16h – Encerramento
O Estado Ce