Foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 16, o edital do novo concurso do Banco Central do Brasil (BCB).
Conforme o documento, as oportunidades dividem-se entre os setores de Economia e Finanças e Tecnologia da Informação. Os dois possuem 50 vagas, cada, totalizando 100 vagas de analista, com remuneração mensal de R$ 20.924,80.
Os cargos são lotados nos departamentos da instituição em Brasília, no Distrito Federal.
Os candidatos devem possuir diploma de conclusão de nível superior em qualquer área, desde que tenha sido fornecido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário, também, ser maior de idade, estar com as obrigações militares e eleitorais regularizadas, apresentar aptidão física e mental para assumir a função e cumprir outros requisitos presentes no edital.
As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, 22, às 10h, e seguem até 20 de fevereiro, às 18h, de forma virtual. A taxa para participar do certame é de R$ 150.
Os interessados no concurso que sejam doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde ou estejam inscritos no CadÚnico e possuam renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário-mínimo, tem direito à isenção da tarifa.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas, conforme o edital, em 19 de maio. Nas objetivas, os candidatos terão 3h30 para resolver questões de conhecimentos básicos e específicos, relacionados a cada cargo. A etapa discursiva deverá ser realizada em até 4 horas e cobrará noções sobre tópicos atuais ligados a diversas áreas, como política, tecnologia, economia e sociedade.
Acesse o edital AQUI.