Governador Elmano de Freitas assina decreto desapropriando áreas para a construção do açude Poço Comprido, beneficiando os municípios de Santa Quitéria, Varjota e Hidrolândia

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foto: Emanuell Coelho/AVA Aero Imagem
Foto: Emanuell Coelho/AVA Aero Imagem

O governador Elmano de Freitas assinou na última quarta-feira (10/01), um decreto que marca um passo significativo para a realização de um antigo sonho da região: a construção da barragem do Poço Comprido. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (12), determina a desapropriação de áreas nos municípios de Santa Quitéria, Hidrolândia e Varjota.

A iniciativa visa garantir o reforço no suprimento hídrico das três cidades, proporcionando água em qualidade e quantidade suficientes para atender às necessidades das populações locais e impulsionar as atividades econômicas da região. O decreto abrange uma área total de 21.600 hectares, onde terrenos e imóveis serão destinados à utilidade pública. A Procuradoria-Geral do Estado conduzirá o processo de desapropriação, seja de forma administrativa ou judicial.


Com capacidade para 689 milhões de m³, o açude Poço Comprido é planejado desde a década de 80, para barrar as águas no Rio dos Macacos, que escorrem com abundância pelo seu leito na época de bons invernos, e assegurar o abastecimento e desenvolvimento de irrigação. O orçamento para a construção está estimado em cerca de R$ 250 milhões.

Em 2022, durante a campanha eleitoral, Elmano em entrevista à rede Plus FM firmou compromisso para tirá-lo do papel, inclusive de que já estaria com um projeto concluído na COGERH (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos). "Vou fazer este açude, quero me comprometer, como tem também o açude Pedregulho", disse a época, respondendo a pergunta do jornalista Thiago Rodrigues.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e a COGERH consideram o Poço Comprido, juntamente com o Pedregulho - outro açude a também ser executado em Santa Quitéria -, como estratégicos e prioritários para a infraestrutura hídrica da região.

                                      A voz de Santa Quitéria 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)