Iguatu : Prefeitos do Centro Sul e Vale do Salgado buscam criação da Sexta Região de Saúde no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0
                                       

No marco dos 10 anos de funcionamento da Policlínica Regional de Iguatu, comemorados em 19/01, sexta-feira, o prefeito de Saboeiro e presidente do Consórcio de Saúde Pública da Policlínica de Iguatu, Marcondes Ferraz, anunciou um esforço conjunto dos prefeitos do Centro Sul e Vale do Salgado para a criação da Sexta Região de Saúde no estado do Ceará.

Desde o ano passado, os gestores municipais desta região têm trabalhado para emancipar-se da atual vinculação à 5ª região, que é o Cariri. Atualmente, mais de meio milhão de pessoas dependem de uma outra região que, segundo Ferraz, já se encontra saturada, distante e onerosa em termos de transporte, além de encarecer e causar grave demora no atendimento à população.

 A transformação do Centro Sul e Vale do Salgado na 6ª região de saúde do estado é vista como uma solução estratégica para estadualizar o hospital regional, proposta defendida, desde janeiro, também pelo empresário e pré-candidato Sá Vilarouca; proporcionando a resolução de questões críticas, como atrasos salariais, falta de insumos e carência de atendimentos especializados. Essa medida visa, ainda, evitar que a população carente, sem recursos financeiros, recorra ao sistema particular, uma vez que tais serviços deveriam ser gratuitos.

Marcondes Ferraz destaca que o Consórcio de Saúde Pública da Policlínica de Iguatu, formado pelos prefeitos do Centro Sul e Vale do Salgado, é o principal responsável pela iniciativa. 

O presidente do Consórcio conclui ressaltando que a batalha pela criação da Sexta Região de Saúde se soma às lutas já existentes pela implantação do Porto Seco na região, e reforça o compromisso do Consórcio em buscar soluções concretas para a melhoria da saúde pública em Iguatu, Centro Sul e Vale do Salgado.

                                     Mais Fm Iguatu 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)