Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O ex-jogador e treinador Mario Jorge Lobo Zagallo faleceu, na noite desta sexta-feira (5), aos 92 anos. A informação foi divulgada através de seu próprio perfil nas redes sociais. Zagallo foi um dos maiores ícones da história do futebol mundial, sendo o único a ter vencido a Copa do Mundo em quatro ocasiões: duas como jogador, em 1958 e 62; uma como treinador, em 1970; e uma como coordenador técnico, em 1994.
Zagallo vinha recentemente com a saúde fragilizada, em setembro do ano passado, ele ficou internado por 20 dias devido a uma infecção urinária. O “Velho Lobo” voltou a ser hospitalizado no dia 26 de dezembro, em um hospital do Rio de Janeiro, onde veio a óbito por falência múltipla dos órgãos.
Além das conquistas pela Seleção Brasileira, o atleta fez história defendendo as cores do Flamengo, onde foi tricampeão carioca entre 1953 e 55. Também atuou no Botafogo, sendo duas vezes campeão estadual ao lado de lendas como Garrincha, Didi e Nilton Santos.
Após pendurar as chuteiras, Zagallo iniciou a carreira como treinador no próprio Botafogo. Também exerceu a função no Flamengo, Vasco, Fluminense, Al-Hilal (Arábia Saudita), Bangu e Portuguesa, conquistando títulos em todos os clubes (exceto Portuguesa), e treinou as seleções nacionais do Brasil, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Em 2023, ele foi eleito um dos 100 melhores técnicos da história pela revista inglesa FourFourTwo, sendo o brasileiro mais bem colocado, na 27ª posição.
A última experiência profissional de Zagallo foi na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando foi coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira na Seleção Brasileira.
Nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou a morte do ídolo e decretou luto de sete dias: “A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, […] decreta luto oficial de sete dias e se compromete em reverenciar o seu legado.”
Com informações do GE e ESPN*