A população da cidade de Quiterianópolis poderá ser abastecida com água de poço profundo nos próximos meses, caso não haja recarga hídrica na Barragem Colinas. A alternativa está em fase de estudo e implantação pela Cagece, nas próximas semanas.
Segundo a Cogerh, o reservatório que atualmente fornece água para os habitantes da Sede do Município está com apenas 14,70% do volume total e perto de atingir o volume morto (10%). Cheia, a Barragem acumula 4 milhões 290 mil m³ e no monitoramento de hoje (11), aparece com apenas 630 mil m³.
Bateria de poços profundos
Nesta quinta-feira (11), o Coordenador de Operações do Escritório Regional da Cagece de Crateús, Fernando Amorim, esteve em Quiterianópolis, para novos levantamentos sobre a situação do abastecimento. Ele disse ao Blog do Wilrismar, que em torno de 18 poços profundos, públicos e locados, já estão sendo avaliados com alternativa para o abastecimento. "Estamos trabalhando para não deixar o abastecimento da cidade entrar em colapso", afirmou.
A Gerente local da Cagece, Tharcylla Bezerra, disse à reportagem que o volume existente na Barragem Colina garante o abastecimento por pelo menos 3 meses, e espera contar com a chuva para recuperar a capacidade hídrica do manancial.
Desde o ano passado que uma campanha educativa vem sendo realizada na cidade para conscientizar a população a racionalizar o uso da água, como forma de prolongar a oferta de água na cidade.
Repórter Wilrismar Holanda