O Hospital Municipal Doutor Eudásio Barroso está realizando um projeto para melhorar o acolhimento dos pacientes e seus acompanhantes. Trata-se do “Café com Acompanhante”, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município, que acontece todas as quintas-feiras.
O projeto consiste em um encontro entre as equipes do Serviço Social e da Psicologia do hospital e os acompanhantes dos pacientes internados, para debater os fluxos e rotinas da instituição, bem como os temas específicos trabalhados na área da saúde. O objetivo é prevenir doenças, orientar sobre os direitos e deveres dos usuários, esclarecer dúvidas e oferecer apoio emocional.
Neste mês, o tema abordado é o “Janeiro Branco”, uma campanha que alerta para os cuidados com a saúde mental. Os profissionais do hospital explicam sobre os sinais e sintomas de transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão e estresse, e como buscar ajuda especializada.
A iniciativa tem sido bem recebida pelos acompanhantes, que elogiam a oportunidade de dialogar e trocar experiências com os profissionais e outros familiares.
O projeto também motiva os profissionais que fazem parte da equipe do hospital, como a assistente social Malta Martins. “É com grande prazer que a gente faz e mostra esse projeto para a população quixadaense”, disse a assistente social.
Monólitos Post