Na manhã desta sexta-feira (02/02), o 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado realizou a abertura do Workshop do Programa de eficiência do uso da água no setor agropecuário para cinco bacias do estado do Ceará. O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE) e Banco Mundial. Entre os parceiros estavam a FUNCEME, IPECE, 3V3 Tecnologia, FAEC, FUNCAP/Programa Cientista Chefe e EMATERCE. Além do apoio da FIEC, do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e do Sindicato das Indústrias e Rações Balanceadas do Estado do Ceará de Alimentos, (Sindialimentos).
Durante o workshop estiveram presentes o Secretário Executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Ribeiro; Presidente da Funcap, Raimundo Costa; Diretor Geral do Ipece, Alfredo Oliveira; Presidente da Funceme, Eduardo Sávio; Presidente da Adagri, Elmo Aguiar; Ex-Ministro da Integração, Francisco Teixeira; representando o Presidente da Ematerce, Itamar Lemos; Presidente do Sindialimentos, Isaac Matos Bley e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, entre outros convidados.
O evento teve como objetivo apresentar os resultados dos Projetos do Banco Mundial com o Estado do Ceará SDE/Funceme/Ipece, para instalação das estações meteorológicas automatizadas (Funceme), Projeto de Cadastro dos Irrigantes das Cinco Bacias do Estado (Funceme) e Elaboração de Software para Apoio aos Irrigantes do Estado do Ceará, para apreciação e discussão sobre o recebimento dos produtos contratados, apresentação das oportunidades, processos de continuidade e possibilidades futuras derivadas, após a entrega dos resultados, para o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará.
Carlos Prado deu início ao evento expressando seus agradecimentos à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará pelo workshop, reconhecendo sua extrema importância para o estado. Ele pediu aos presentes que concentrem seus esforços na exploração eficiente dos recursos de água subterrânea no Ceará. "Isso pode assegurar benefícios significativos para todos os investidores no estado, tanto para aqueles que estão ponderando investir quanto para os que já estão comprometidos nesse empreendimento", disse.
Já Sílvio Ribeiro, Secretário Executivo do SDE, destacou a parceria com a FIEC e o Sindialimentos para alcançar o setor produtivo e cumprir a missão da Secretaria, além de desejar um ótimo evento a todos. “A ideia hoje foi entendermos o projeto que foi apresentado, ouvir sugestões e trabalhar para expandir essa nova proposta de ação na agricultura irrigada do Ceará.
Confira a programação do evento:
Palestra 1: Sílvio Ribeiro, Secretário Executivo do Agronegócio
Tema: Programa de Eficiência do Uso da Água no Setor Agropecuário para Cinco Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará.
Palestra 2: Raimundo Nonato, Pesquisador da FUNCEME
Tema: Dados das Estações SR – Estações Surface Renewal e Estações PCDs – Plataforma de Coleta de Dados - Estações de Evapotranspiração de Referência - ETo (Projeto Banco Mundial/FUNCEME).
Palestra 3: Lucas Rocha, Diretor de Operações 3V3
Tema: Produtos: Cadastro dos Irrigantes e Elaboração do Software para os Irrigantes das 05 Bacias Hidrográficas do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Banabuiú e Salgado.