O vereador Gleirton Dias (PT), denunciou hoje (21), no plenário da Câmara Municipal de Acopiara, possível desvio de conduta do prefeito afastado por atos de corrupção que teria descontado dinheiro do servidor e não repassou para o regime próprio de previdência, durante alguns meses de 2023 e janeiro de 2024, pertencente a atual gestão.
Segundo Gleirton, ele faz parte do conselho de previdência e se sentiu no dever de abordar o assunto perante seus colegas parlamentares. Gleirton Dias informou ainda que o Instituto de Previdência de Acopiara tem aplicado numa conta, a quantia de R$ 75.275.161,36 (setenta e cinco milhões, duzentos e setenta e cinco mil, cento e sessenta e um reais e trinta e seis centavos).
O vereador petista tornou público que o prefeito afastado de Acopiara, recolheu as contribuições patronal e do servidor, durante os meses de julho, agosto, novembro, dezembro, décimo terceiro (2023) e janeiro (2024), atual gestão, porém não repassou para o Instituto de Previdência o que se configura apropriação indébita e improbidade administrativa.
O vereador Gleirton Dias solicitou através de requerimento informações a respeito desses repasses. Ele quer que o atual secretário de finanças e a prefeita em exercício apresentem um cronograma com datas de pagamentos dessas dividas junto a previdência. "Essa pendência financeira precisa ser regularizada. É desse recurso que vai sair a aposentadoria de todos os servidores concursados da Prefeitura. O que existe é a falta de transparência", disse Dias.
O requerimento do parlamentar foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores presentes. Muitos se mostraram surpresos com as informações repassadas por Gleirton Dias, ele que é da base política do prefeito afastado.
Lindomar Rodrigues