Um ponto irregular de descarte de pneus tem preocupado a população do bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte, município a 489 quilômetros de Fortaleza. Desde o início da quadra chuvosa, que tem se intensificado nos últimos dias, o local situado na Rua do Seminário vem acumulando água parada e gerando focos para o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O objetivo inicial do local realmente era o depósito de restos de pneus e outros resíduos, pois nele funcionava o chamado “Engenho do lixo”, posto onde os materiais eram descartados de forma sustentável.
O serviço de reciclagem foi descontinuado há cerca de seis meses, mas continua sendo usado por borracharias da região como destino final para as sobras de borracha.
A situação tem se tornado cada vez mais grave desde o início das fortes chuvas que atingem o Cariri durante o avanço da quadra chuvosa, que se estende pelos próximos dois meses. Segundo informações repassadas pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a região está em estado de alerta para casos das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.
Procurada pela rádio O POVO CBN Cariri, a Secretaria do Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Semasp) afirmou que os pneus estão sendo recolhidos e direcionados para o ecoponto de pneus localizado na rua Engenheiro José Batista, 416, bairro Triângulo. O local funciona das 8 às 11h30min da manhã e entre 13h30min e 17 horas.
As pastas também pedem a colaboração dos moradores e informam que a fiscalização deve aumentar nos próximos dias, a fim de evitar a proliferação do mosquito.
o Povo