No próximo dia 6 de fevereiro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, marcará presença em Araripina, no Sertão do Araripe, região vizinha ao Cariri cearense, com o intuito de anunciar a mudança da matriz energética das indústrias do gesso, da lenha para o gás natural. O anúncio será no Centro Tecnológico do Araripe.
A iniciativa foi conduzida pela deputada estadual Socorro Pimentel, única representante da região na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A parlamentar tem atuado fortemente pelo desenvolvimento do Polo Gesseiro do Araripe.
A instalação das Centrais de Regaseificação no município, assim como em Trindade, tem potencial significativo nas transformações econômicas para a região, sobretudo em meio às tão atuais discussões sobre economia verde e incentivo à atividade sustentável, pois contribuirá para a preservação da caatinga.
Em janeiro, o local já havia recebido a visita da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Vidal, indicando o apoio do Governo de Pernambuco à iniciativa. “Vamos expandir as funções do espaço, incorporando atividades econômicas e produtivas vitais para a região, tais como apicultura, mandiocultura, produção de energia através de fontes eólica e solar, além da indústria do gesso”, explicou Socorro, em publicação nas redes sociais.
Fonte: Folha de Pernambuco