A Ponte Metálica de Quixeramobim, no Sertão Central, um dos principais cartões postais do município e um dos patrimônios históricos mais ilustres do Ceará, completa nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, 125 anos.
Inaugurada em 1899, a Ponte foi projetada pelo engenheiro Lúcio do Amaral, construída na Bélgica e trazida de navio até a cidade Fortaleza. De lá, foi transportada através dos vagões de carga das composições ferroviárias até Quixeramobim.
Possui uma extensão total de quase 210 metros de comprimentos, pesa 488 toneladas e já foi a terceira maior do gênero em toda a América do Sul.
Em 2022, a estrutura passou por uma reforma e teve a iluminação ampliada.
Para celebrar a data, a Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, vai promover, durante o pôr do sol, um show de Ary Américo, a partir das 17h30. Logo após, será exibido um minidocumentário ‘Ponte Metálica: Destino-Passagem’, “revelando as camadas de significado que tornam esse lugar não apenas uma obra de engenharia, mas um símbolo vivo da comunidade”, destacou a Casa em nota.
Repórter Ceará