Hospital Regional do Cariri forma 13 residentes em diversas especialidades

Blog do  Amaury Alencar
0



 O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), formou 13 residentes nesta segunda-feira, 26, sendo um profissional da residência médica em Radiologia e diagnóstico por imagem, oito de Clínica médica e quatro da residência multiprofissional em Neurologia e neurocirurgia.

Desde 2012, até o momento, foram formados 124 profissionais especialistas na unidade que dispõe de seis programas de residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem, cirurgia geral, clínica médica, medicina de emergência, medicina intensiva e, uma nova em anestesiologia, com previsão de início para abril, além de um programa de residência multiprofissional em Neurologia e neurocirurgia.

A unidade disponibiliza, anualmente, oitos vagas para Clínica Médica, quatro para Cirurgia Geral, duas para Medicina Intensiva, outras duas para Medicina de Emergência, bem como duas para Radiologia, além de mais duas vagas para Anestesiologia e quatro para a Residência Multiprofissional.

O diretor de Processos Assistenciais do HRC, Yuri Vieira, pondera que a formação de novos profissionais sempre deixa uma marca permanente na saúde da região. “Todo esse mérito é reflexo de anos de dedicação, aprendizado e muita superação. Aqui no coração do Cariri, aprendemos que a medicina transcende mais do que apenas livros e diagnósticos, é um exercício de empatia, resiliência e da própria humanização de cada um”, destaca o oncologista clínico.

A recém formada em Clínica Médica, Larissa de Carvalho Bezerra, lembra que foi uma experiência incrível. “Eu entrei como médica generalista e saio como clínica e, particularmente, consigo ter uma abrangência de diagnósticos mais precisos para a nossa sociedade. Eu agradeço muito ao HRC por ter proporcionado isso para mim. Hoje eu estou feliz de fazer parte, também, da equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Minha perspectiva é que possamos, cada vez mais, buscar novos conhecimentos”, ressalta.

A coordenadora do Centro de Estudos, Ana Filomena, vê o momento como de extrema alegria, pois, no interior do estado, consegue-se formar profissionais especialistas que serão entregues à sociedade para prestar uma assistência segura, com conhecimento e competência. “Isso é colocar em prática o que a gente se propõe, além de toda a assistência, o HRC tem uma missão de contribuir com o ensino na região do Cariri, e a formação médica e multi são exemplos disso. Temos muito orgulho e consciência da responsabilidade quando nos propomos a assumir e executar uma residência”, lembra.

O supervisor da residência em clínica médica e preceptor na UTI, Francisco Targínio Menezes, destaca que o HRC, nesses 12 anos, cada vez mais vem se firmando como um hospital escola. “Começamos a ver a unidade como um hospital de formação, de ensino e pesquisa, que a gente vai formar um potencial que agrega a formação de médicos generalistas. Esses profissionais não precisam ir para as capitais, eles ficam aqui mesmo e saem bem formados, com qualidade. Junto com a estrutura do hospital, a gente consegue transformar não só a vida profissional, mas também a vida pessoal dessas pessoas”, comemora.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)