A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Geopark Araripe, irá instalar, em Missão Velha, um Centro de Interpretação Ambiental. Na manhã desta sexta-feira, O Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, juntamente com a Vice-Reitora, Professora Socorro Vieira, e os integrantes da administração superior, direção do Geopark e do Campus, no Município, receberam a escritura do terreno onde o equipamento será instalado, do prefeito Rosemberg Macedo, Dr Lorim.
O Reitor da URCA destacou a importância da doação para que seja efetivada essa conquista para o Município e para a Universidade, que vem fortalecer a educação na localidade e políticas de preservação ambiental. Ele destacou o momento de comemoração de todos os que fazem a universidade, através de uma parceria com o município, agradeceu ao prefeito Dr. Rosemberg Macedo. Disse que este momento é o resultado dos esforços e articulações do ex-reitor Lima Júnior, que esteve à frente de todo o processo, e que o projeto vem sendo articulado desde a gestão do ex-reitor Patrício Melo. O Centro de Interpretação será construído com financiamento da Empresa Transnordestina Logística AS, a quem a URCA e o Geopark Araripe também agradecem a parceria.
O Município de Missão tem uma grande importância no contexto do território do Geopark Araripe, por contemplar dois geossítios importantes, como o Floresta Petrificada e Cachoeira de Missão Velha, integrando o geoparque com mais cinco municípios da Região. Atualmente, o Geopark conta com um Centro de Interpretação, ao lado do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em Crato, cidade da sede administrativa do projeto. O equipamento possui importante relevância no contexto de educação ambiental e da riqueza fossilífera e geológica da região, além do contexto do geoturismo.