O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), irá lançar, no dia 1° de março, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), o Protocolo de Técnicas de Escuta Especializada do MPCE. O material reúne orientações e questionamentos protocolares para profissionais da rede pública atenderem crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, sem submetê-las ao processo de revitimização da experiência traumática, ou seja, quando a vítima experimenta de forma continuada e repetitiva o sofrimento da violência sofrida.
Com o lançamento do protocolo, o Ministério Público do Ceará se torna o primeiro órgão ministerial do Brasil a disponibilizar um manual com orientações de escuta especializada, que tem como objetivo garantir a proteção e o cuidado com a criança ou adolescente vítima de violência. A coordenadora do NUAVV, promotora de Justiça Joseana França e o coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), promotor de Justiça Dairton Oliveira irão realizar o lançamento do material.
Durante a solenidade, também irá ocorrer a entrega de certificados aos concludentes do Curso Técnico de Técnicas de Escuta Especializada, capacitação que foi ofertada pelo Ceaf em conjunto com o NUAVV.