O Rio Curtume que corta o centro de Nova Russas recebeu a maior chuva deste ano de 2024. As águas banharam completamente a passagem molhada do Chaguinha, que dá acesso a saída para o município de Crateús e atingiram os limites dos muros de contenção no centro da cidade.
Os pluviômetros locais apontam que a chuva deste domingo superou os 130 mm, mas, não são dados oficiais, até às 20h deste domingo o portal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ainda não havia atualizado as chuvas do estado e Nova Russas se quer consta entre as maiores chuvas deste domingo (18/2)
Dados do Farias de Sousa, principal reservatório de abastecimento de água do município apontam que nas imediações do açude choveu 72mm.
Vídeos de internautas nas redes sociais mostram o tamanho do volume da chuva deste domingo em Nova Russas. Nas proximidades do Pioneiro e do bar do Bilota é possível compreender o tamanho da chuva, que deixou às ruas completamente alagadas. Na localidade de Miguel Antonio os pequenos reservatórios também ficaram cheios na margem das estradas.
Nas imediações da quadra do INSS, as ruas ficaram inundadas e moradores reclamaram do soterramento do leito do rio Curtume, com entulhos e lixos, que contribui para as inundações das encostas. Outros moradores culparam a população lixo e depositarem entulhos dentro do principal rio que corta a cidade.
A voz de Santa Quitéria