Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição desta terça-feira (27), representa um balde de água fria na agenda do deputado federal Eunício Oliveira (MDB) por excluí-lo do grupo de pré-candidatos à sucessão do presidente da Câmara, Artur Lira (PP-AL).
Eunício se lançou pré-candidato, mas a reportagem não o inclui como uma das alternativas para o comando da Câmara no biênio 2025/2026. A eleição será realizada no mês de fevereiro de 2025. As articulações entre os pré-candidatos ganharam terreno e foram antecipadas.
LISTA DE PRÉ-CANDIDATOS
A lista de pré-candidatos à Presidência da Mesa Diretora da Câmara tem os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).
O cenário da disputa pela Presidência da Câmara Federal é desfavorável, nesse momento, aos dois partidos (PL e PT) que tem as maiores bancadas: o PL elegeu 99 deputados federais, enquanto o PT saiu das urnas com 69 representantes.
O presidente Lula gostaria de eleger um nome com perfil de diálogo diário com o Palácio do Planalto e os interlocutores políticos do Governo esboçaram movimentos, gerando, porém, reações entre os integrantes da cúpula da Câmara. Lula sinalizou, porém, que não irá interferir nesse processo, diminuindo, assim, as tensões com o Legislativo.
“O presidente Lula sabe e disse que estará junto desse projeto de acompanhar para que eu tenha o direito de fazer o meu sucessor, e o PT, eu não penso que pensará diferente, porque não tem motivos, todos os compromissos que foram assumidos por essa Mesa Diretora estão sendo honrados”, comentou, na última sexta-feira, o presidente da Câmara, Artur Lira.