Santa Quitéria já registra mais de 400 casos de Virose da mosca em 2024

Blog do  Amaury Alencar
0
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nessa época de período chuvoso no Ceará, os casos de atendimentos médicos pela doença gastroenterite aguda, popularmente conhecida como “virose da mosca”, tendem a subir. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em Santa Quitéria este ano, já foram registrados 434 casos, até o último dia 04. Tendência é de aumento de casos.


Os sintomas da virose da mosca incluem diarreia, vômito e náuseas, podem variar de leves a mais graves e têm levado os quiterienses a buscar atendimento médico. Em geral, eles duram de dois a cinco dias, com o auxílio de tratamento médico. Contudo, em casos mais graves, a doença pode progredir por até 14 dias. Domilson Monte, diretor do Hospital Municipal Zezé Benevides, estima a média de 20 a 25 atendimentos por dia na unidade, com os sintomas.

 O profissional explica que a virose da mosca é caracterizada pelos sintomas gastrointestinais e que costuma aumentar durante a quadra invernosa, devido à mudança climática. O Hospital tem adotado um planejamento cuidadoso em relação à medicação e à hidratação dos pacientes com sintomas dessa virose. "Monitoramos de perto os pacientes, e as medicações para vômito e diarreia são providenciadas conforme necessário", enfatiza.

O Hospital destaca a importância da higienização domiciliar, com medidas como cobrir alimentos e lavar as mãos regularmente. A população é orientada a estar atenta aos sintomas e, caso persistam, procurar atendimento médico, especialmente os grupos mais suscetíveis, como idosos e crianças.

                                 A voz de Santa Quitéria 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)