Blog do Amaury Alencar homenageia os 115 anos de Patativa do Assaré nesta terça feira (5)

Blog do  Amaury Alencar
0

 Patativa do Assaré

Patativa do Assaré (Foto: Antônio Vicelmo)

No dia 5 de março de 1909, nascia em Assaré, interior do Ceará, o poeta popular, compositor, cantor e improvisador Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, que hoje  faria 115 anos. 

Com a morte de seu pai, aos oito anos de idade, ele passou a ajudar sua família no cultivo das terras, junto com o irmão mais velho. Frequentou a escola por pouco tempo e, por volta dos doze anos já escrevia repentes e se apresentava.⠀

Com aproximadamente vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, em uma comparação de sua poesia com o belo canto dessa ave.⠀

Antônio Gonçalves da Silva faleceu em 2002. Em sua antologia poética, Patativa do Assaré retratou o sertão como nenhum outro, dando luz às belezas da Serra e ao sofrimento do sertanejo. Todo este talento e riqueza, obviamente, geraram frutos.

 O seu verso, por ele mesmo comparado à “simente que nasce inriba do chão”, floresceu em tantos outros poetas e artistas, de forma exponencial: desde a Serra de Santana, o Assaré, o Ceará e o Brasil.  Sua influência e legado seguem vivos, com o que podemos afirmar que Patativa é imortal. Uma homenagem da Redação do Blog do Amaury Alencar, a um dos maiores mitos da cultura popular. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)