O local conhecido há mais de 70 anos apenas como Café Jaibaras tornou-se, neste sábado, 16, o Museu Orgânico do Café Jaibaras. Espaço símbolo de Sobral, a 235 km de Fortaleza, ele se transformou no 16º museu orgânico do Serviço Social do Comércio (Sesc), por iniciativa do Sistema Fecomércio Ceará.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, a trajetória do Museu tem como principal característica a hospitalidade do casal proprietário do espaço, Expedito e Lurdinha Vasconcelos.
A proposta de transformar o Café Jaibaras em museu orgânico, conforme Gastão, surge para que o espaço, símbolo de Sobral, seja inserido no ranking do sistema nacional de museus do Brasil e do Sesc.
"Quando se fala do que é um museu orgânico, ele é orgânico porque a vida é orgânica. Nós não vamos inaugurar um museu estático. Ele vai continuar contando essas histórias, relembrando o passado, contando a trajetória daqueles que já passaram por aqui. Mas, acima de tudo, ele vai estar vivendo o presente e olhando para o futuro", explica Gastão.
A nova estrutura dispõe de uma coleção de artefatos, fotografias e histórias que serão exploradas pelos visitantes. Dessa forma, por meio da experiência imersiva na cultura local, entenderão a importância do café como elemento agregador social e a contribuição da família Vasconcelos neste cenário.
Esteve presente na inauguração do Museu o proprietário do Café Jaibaras, Expedito Vasconcelos. Ele relatou a emoção de estar vivendo a reestruturação do espaço bem como a importância do local para a cidade.
“Fale bem ou fale mal, só não pode é ficar calado no Becco do Cotovelo, que é o coração de Sobral", acrescenta.