Os agricultores de Santa Quitéria têm realizado análises positivas para a quadra chuvosa deste ano. Após a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) ter previsto chuvas abaixo da média no Ceará em 2024, as fortes chuvas de fevereiro parecem mudar o cenário para os agricultores. De acordo com suas experiências na agricultura, eles relatam que, para este março, o esperado é a chegada de mais chuvas e colheitas produtivas.
Dados da Funceme mostram que apenas na sede, no mês passado, foi observado 506.5 milímetros de chuva, sendo 261,1% acima da média. Após o anúncio da entidade ainda em janeiro deste ano, de que o Ceará teria 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média entre fevereiro e abril, os dados contabilizados trazem alívio para quem vive no meio rural e sobrevive da agricultura.
Confira o quanto choveu no mês passado
- Sede - 506.5 mm (Esperava 140.3)
- Trapiá - 478.4 mm (Esperava 154.3)
- Lisieux - 333.5 mm
- Açude Edson Queiroz - 296.5 mm
- Santa Rita dos Galdinos - 268.4 mm (Esperava 73.9)
- Macaraú - 265.2 mm
- Raimundo Martins - 247.8 mm (Esperava 87.9)
- Saco do Belém - 197.5 mm (Esperava 80)
- Mina de Itataia - 163.2 mm
Lúcio Gomes de Oliveira é agricultor e mora na Fazenda Grossos, ele conta que por lá, não choveu tanto, mas expressa sua opinião: “Vai chover em março, com fé em Deus, eu digo assim porque a Funceme fica desanimando, a gente não sabe de nada, e quem sabe é Deus”. Ele relata que começou a plantar no início de fevereiro, mas já pretende plantar novamente, relatando estar entusiasmado para aproveitar o bom inverno que chegará.
Manuel Barbosa, de Saco de Belém, também é agricultor, e partilha que trabalha na agricultura desde os 11 anos, e que por isso, a sua experiência é praticamente certa. “No mês de março vai cair umas chuvas, não é em todo canto, mas vai cair chuva pesada, mais do que nos mês de fevereiro”, relata Manuel, afirmando estar confiante em um plantio produtivo.
A voz de Santa Quitéria