Darival Bringel de Olinda, fundador e presidente da Unimed, morre aos 77 anos

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foto: Thiago Gadelha/SVM
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Faleceu neste sábado (30) o cofundador da Unimed Ceará, o médico Darival Bringel de Olinda. As causas da morte não foram divulgadas, e a Unimed decretou luto de três dias.

Dr. Darival nasceu no dia 15 de maio de 1946 no município de Saboeiro, no Ceará. Em 1968 ingressou na Universidade Federal do Ceará para cursar medicina e realizou residência em pneumologia.

Como gestor dedicou-se na implantação do cooperativismo no Ceará, foi presidente da Unimed Fortaleza por três gestões e gestor comercial da Federação das Unimeds dos Estados do Norte e Nordeste, onde também foi vice-presidente. Realizou ainda a construção da sede da Unimed Fortaleza; a edificação do Hospital Regional Unimed; e foi cofundador da Unimed Ceará.

Em 2022, ele foi agraciado com o troféu Sereia de Ouro, comenda que homenageia personalidades cearenses que são destaque em sua área de atuação.

O olhar humanizado em todas as relações passa pelas experiências do contato com os mais humildes. Além do Hospital do Coração, Darival atou na unidade sanitária Carlos Ribeiro

"Eu e a dona Maria Moraes éramos responsáveis para identificar e tratar todos os tuberculosos do Pirambu, Barra do Ceará, Olavo Bilac, Morro do Ouro e Avenida Sargento Hermínio. Eu trabalhei lá por 20 e poucos anos e aprendi muito lá nas comunidades", disse Darival em entrevista à TV Verdes Mares em 2022, quando recebeu o troféu Seria de Ouro.

Com a carreira de médico humanista já consolidada, o pneumologista decidiu tomar, há 30 anos, uma decisão difícil e que iria mudar de vez sua trajetória profissional. Com os compromissos executivos crescendo, entendeu que havia chegado o momento de deixar os consultórios e os trabalhos clínicos para se dedicar completamente ao cooperativismo.

                                               G1 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)