Governo Federal planeja abrir mais 10 mil vagas em concurso público até 2026

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A ministra da Gestão e Inovação  em Serviços Públicos, Esther Dweck. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.  

A titular do Ministério de Gestão e Inovação em serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo planeja abrir entre mais 10 mil vagas de concurso até 2026. Em entrevista ao jornal O Globo, ela comentou que em 2023 foram abertas cerca de 9 mil vagas, e que a estratégia para alcançar mais 10 mil vagas abertas será acelerar a também o chamamento de excedentes existentes em concurso com validade ainda ativa. Ela destacou, todavia, que novos certames serão vistos em breve.

Nessa linha, ela também apontou que uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizada entre 2025 e 2026, a depender da capacidade organizacional e financeira do governo federal. A primeira edição do CPNU selecionará um total de 6.640 novos servidores para 21 órgãos da administração direta.

Ao abordar a questão relativa ao reajuste do funcionalismo, Dweck observou que caso seja observado um acréscimo na receita da União, parte desse valor pode ser direcionado para custear a recomposição salarial dos servidores. Entretanto, ela destacou que a pasta já conseguiu junto ao Ministério da Fazenda um reajuste de 18%. Este percentual está dividido em três parcelas, 9% de reajuste dado em 2023, 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)