Em uma articulação conjunta entre a bancada liderada pelo deputado Domingos Neto e o governador Elmano de Freitas, o Ceará conseguiu antecipar a campanha de vacinação contra a febre aftosa para todo o Estado. Os produtores rurais têm até o dia 30 de abril para adquirir as vacinas e até 15 de maio para declarar a vacinação junto à Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). A meta é imunizar 90% do rebanho.
“Se nós alcançarmos isso e tivermos todas as medidas que o Governo do Estado está tomando nós teremos essa como a última vacinação de febre aftosa no Ceará garantindo uma
certificação internacional. Então, está na nossa mão, na mão dos produtores e produtoras”, alerta o governador Elmano.
Este movimento é parte de uma estratégia maior para que o Ceará obtenha o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, a ser concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em maio. Com a documentação em dia e o cumprimento de outras exigências, o estado espera ser reconhecido como livre da doença, o que eliminará a necessidade futura de vacinação.
A retirada da obrigatoriedade de vacinação representará uma significativa redução de custos para os produtores, além de oferecer maior liberdade para comercializar seus produtos em todo o território nacional. "Estou muito feliz em colaborar com essa conquista significativa para a produção agropecuária do Ceará através da nossa articulação com o ministro Fávaro", afirma Domingos Neto. O deputado e o governador também agradeceram ao ministro pela colaboração para o avanço dessa iniciativa.