O Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, completa 94 anos de idade neste sábado (27). O religioso é considerado, por muitos, como o maior benfeitor da história do município.
Dom Adélio, que nasceu na Itália, desde que chegou em Quixadá coleciona inúmeras realizações, como a construção do Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, a Faculdade Cisne, Remanso da Paz, e a Faculdade Dom Adélio Tomasin – FADAT.
Para comemorar essa tão importante data, o bispo diocesano, Dom Aurélio, celebrou uma Missa em Ação de Graças, no Hospital Maternidade Jesus, Maria e José, onde Dom Adélio encontra-se internado para tratamento de saúde.
História de Dom Adélio Tomasin
Em 27 de abril de 1930 nascia na província de Vicenza, Dom Adélio Tomasin. O religioso fez o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Concluiu curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 1955, quando assumiu a reitoria da Casa de Formação de Roncá, província de Verona.
Dom Adélio regressou ao Brasil em 1984, quando, assumiu a direção do Centro Social padre João Calábria em Porto Alegre. Foi eleito pelo então Papa João Paulo II para assumir a Diocese de Quixadá em 1988, e recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre, tendo tomado posse em maio daquele mesmo ano. Dom Adélio seguiu como Bispo Diocesano de Quixadá até o ano de 2007 quando aos 77 anos teve que renunciar ao Governo Pastoral de Quixadá, passando a condição de Bispo Emérito de Quixadá.