A Prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria de Cultura, entrega a população, nesta sexta-feira (19), o Beco Cultural, espaço público dedicado a arte e ao lazer cultural no município.
De acordo com o Secretário de Cultura, Davi Júnior, a inauguração do Beco Cultural trata-se de uma requalificação e reestruturação do ambiente, localizado no centro do município, para promover eventos culturais, intervenções artísticas e que possa ser um espaço de convivência, onde será anexado a Casa do Artesanato. “É importante que a população tenha mais um espaço para fomento e realização da cultura”, afirmou.
CALDEIRA DO INFERNO
Davi Júnior destacou a Caldeira do Inferno, um dos bares mais tradicionais e antigos do município, considerado ponto de memória afetiva para a sociedade de Brejo Santo e, que, também, faz parte do Beco Cultural. “Trata-se de um grande memorial fotográfico da vida política, histórica e cultural de Brejo Santo”, disse.
O Blog do Amaury Alencar também conversou com o comerciante e proprietário do bar, Chico de Sinésio, que afirmou sentir orgulho por fazer parte dessa história. “Tenho muito orgulho! É um bar humilde, fundado em 1960 e é muita felicidade, para mim, fazer parte. Até hoje, nesse bar, nunca houve uma briga. Aqui, temos lembranças de pessoas amigas e muitos deles já nem estão mais aqui”, o proprietário ainda explicou que o nome foi colocado após um amigo gritar “isso é uma caldeira” e outro complementar “do inferno”, em períodos de grandes encontros, regados de assuntos políticos, de futebol e religião.