Os 180 anos do padre Cícero Romão Batista serão homenageados em uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024. A Solenidade foi uma proposta do deputado federal e líder do governo Lula na Casa, José Guimarães, que estará presente no evento ao lado de uma comitiva de Juazeiro do Norte.
O deputado é autor da Lei 14.693/23 que insere o nome do Santo do Sertão no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. O chamado Livro de Aço encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
“A figura do Padre Cícero é de extrema importância para o nosso Estado. Ele é o Cearense do Século, seguido mesmo após a sua morte por milhões de romeiros que todos os anos enchem lindamente a cidade de Juazeiro do Norte. São 180 anos de história, essa é uma justa homenagem”, destacou o parlamentar.
Guimarães também é autor da lei que reconhece a tradição do uso do “Pau de Arara” em romarias religiosas como patrimônio cultural e imaterial do Brasil. A lei foi sancionada pelo presidente Lula em agosto de 2023, durante solenidade em Brasília.