Cedro : Após forte chuva, barragem rompe e água assusta moradores

Blog do  Amaury Alencar
0



 A barragem do Olho D'água do Canto, no Cedro, Região do Cariri cearense, rompeu na manhã desta terça-feira (16) após fortes chuvas ocorridas na região. A situação assustou moradores, que temem ter a residência invadida pela água. Não houve feridos.

Barragem fica na localidade Olho D'água do Canto, a aproximadamente 16 km da sede do município.

Um vídeo enviado ao g1 mostra a água correndo com força e arrastando árvores e outras plantações. Moradores que registraram a situação aparecem assustados nas imagens.

Segundo o presidente da associação de moradores da localidade, Gedenildo Vitor, a barragem tem mais de 100 anos e já tinha estourado uma vez, mas passou por reforma no ano de 1993. Com as recentes chuvas, surgiu uma bomba d'água, o que contribuiu para o rompimento do reservatório.

Prejuízo para agricultores

As águas não atingiram residências, mas levaram um motor e outros equipamentos agrícolas de um agricultor. Os prejuízos maiores são para criadores de animais que utilizavam a água para irrigação de capim, que servia de alimento para o gado.

O prefeito de Cedro, João Batista Diniz, disse que fica feliz pelo volume de chuva no município, servindo para garantir reserva hídrica, por outro lado, fica a preocupação com os estragos causados principalmente para comunidades das zonas rurais. A prefeitura afirmou que várias equipes já estão mobilizadas para atender os pedidos de socorro que chegam de várias comunidades e também da zona urbana.

O gestor municipal orienta que proprietários de açudes e barragens, que se possível, façam a limpeza dos sangradores para evitar maiores danos, pela dificuldade da gestão em atender todas as demandas.

Após dias seguidos de chuvas, em Cedro, no Centro-Sul do estado, os estragos foram inevitáveis. — Foto: Tadeu Gomes

Após dias seguidos de chuvas, em Cedro, no Centro-Sul do estado, os estragos foram inevitáveis. — Foto: Tadeu Gomes


                                            G1 CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)