Com mais de 700kg de tilápia, cidade de Santa Catarina faz o maior caldo de peixe do Brasil
Author -
personBlog do Amaury Alencar
abril 28, 2024
0
share
Caldo de tilápia na Capital Catarinense da Tilápia
Uma lei de Santa Catarina de 2019 concedeu a Armazém o título de Capital Catarinense da Tilápia. Em 2022 ocorreu a 1ª edição da Festa Regional da Tilápia. O evento conta com apresentações musicais, exposições e feiras.
Caldo gigante de tilápia versus Panelada gigante
Quando se trata de recordes de comida, o Ceará também tem seu destaque. Em 2023, o Mercado São Sebastião, em Fortaleza, bateu o recorde de “maior panelada do mundo”, ao preparar 566 kg da iguaria.
A marca foi atingida durante o 1º Festival Gastronômico do Mercado. Após a pesagem, o prato, típico da culinária nordestina, foi distribuído gratuitamente para as pessoas que participaram do evento.
O Mercado São Sebastião é conhecido por quebrar barreiras em assuntos de comida. Em 2019, o local abrigou a maior buchada do mundo. O alimento feito com rins, fígados e vísceras de bode totalizou o peso de 135 kg e rendeu cerca de 1.500 porções que também foram distribuídas ao público.
O Ceará também tem histórico promissor no contexto de doces gigantes. O Engenho Tradição, localizado em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), produziu a maior rapadura do mundo em setembro de 2023, quebrando o recorde mundial, que até pertencia a Pindoretama, também no Ceará.
A produção do Engenho Tradição contou com três equipes em revezamento, que atuaram 24 horas por dia. Ao todo foram utilizados mais de 100 toneladas de cana de açúcar no preparo da rapadura com mais de 10 toneladas.
O recorde anterior era do Engenho Almeida, em Pindoretama, também na RMF. Pesando 9,8 toneladas, o doce produzido por eles tinha mais de 4 metros de comprimento e 2,1 metros de largura.