O governador Elmano de Freitas cumpriu agenda em Brasília, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e parlamentares cearenses no Ministério da Agricultura e Pecuária para agradecer a antecipação da vacinação contra a febre aftosa no Ceará e para agradecer a parceria com o Governo Federal.
Ao lado do ministro Carlos Fávaro, o governador destacou que esta campanha, se cumprir as metas estabelecidas de vacinar mais de 90% do rebanho bovino e bubalino do Ceará pode ser a última em que os produtores cearenses precisem vacinar o rebanho.
Os produtores têm até o próximo dia 30 de abril para adquirir vacina nas revendas autorizadas e até 15 de maio para declarar a vacinação.
A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) é quem executa a campanha no Ceará em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, ederação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.
Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, cerca de 2,7 milhões animais em todo o Estado.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lembrou que tornar o Ceará livre de febre afotsa sem vacinação garante mais qualidade ao rebanho, inclusive com maior valor agregado ao rebanho e aos produtos de origem animal oriundos do Ceará.