A Produtos de Limpeza Juá inaugurou pontos de coleta de óleo de cozinha usado em duas lavanderias públicas de Juazeiro do Norte. A iniciativa faz parte do projeto EcoJuá, que reutiliza o resíduo e, em contrapartida, faz uma doação a instituições parceiras. Nesse caso, as usuárias receberão as doações em produtos de limpeza.
O coordenador das lavandeiras, Josmacelmo Geraldo da Silva, explica que as lavanderias são espaços comunitários e totalmente gratuitos disponibilizados à população com água e energia. Ele revela que o equipamento costuma ser frequentado principalmente por mulheres que lavam e passam roupas como uma fonte de renda.
As usuárias ficarão encarregadas de recolher o óleo usado nas comunidades, que será revertido em produtos de limpeza. Apesar dos itens serem de uso coletivo, Josmacelmo explica que há uma folha de controle.
"Aquela mulher que leva mais óleo, para ser justo, terá direito a uma quantidade maior de produto. Elas mesmas decidiram assim, até como forma de incentivo para as outras mulheres arrecadaram mais", destaca.
“A relevância do projeto é ainda maior quando pensamos nos milhares de litros de óleo que seriam despejados de forma incorreta, poluindo nossos mares e rios, intoxicando nossa fauna e flora oceânica. Ainda há um grande ganho para a educação ambiental, um ponto determinante para preservação da natureza”, ressalta o presidente da Produtos de Limpeza Juá, Assis Mangueira.
Desde 2016, o EcoJuá já reciclou mais de 300 mil litros de óleo de cozinha usado, que é utilizado como matéria-prima para a fabricação de sabão em barra.