O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Quitéria (SINDSEP/SQ), em defesa da categoria dos motoristas, anunciou na tarde desta sexta-feira (19/04), que poderá realizar a paralisação dos serviços, devido a uma modificação inesperada no Projeto de Lei (PL) referente ao reajuste salarial dos motoristas. O projeto, firmado entre o SINDSEP/SQ e o município em 9 de novembro, foi votado e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no dia 12/04, este, assegurava que em fevereiro deste ano, seria realizada a incorporação de R$162 no salário base da classe + 4,62% da inflação, segundo a presidente do SINDSEP/SQ, Adília Muniz.
No entanto, ela afirma que hoje (19), foi enviada uma modificação, assinada por seis vereadores, que faria os valores referentes a 2023 serem repassados apenas em 2025, e a justificativa seria por conta de um erro de digitação. A categoria estava sem reajuste salarial desde 2013, e desde 2012 não há reajuste das diárias, que deveriam ser pagas com base na quilometragem rodada para uma rotina de manutenção dos veículos.
A Procuradoria Geral do Município de Santa Quitéria esclarece em nota ao site que, a Lei que reajusta os salários dos motoristas efetivos do município foi enviada e aprovada na Câmara Municipal, e que “essa medida foi realizada nos exatos termos acordados entre a Procuradoria e o Órgão Sindical [...]”. A Lei será sancionada e publicada no Diário Oficial logo que chegar ao Paço Municipal.
A presidente afirma que na segunda-feira (22/04) irá convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar o que for necessário para garantir seus direitos. “Se o PL não for sancionado o mais breve possível com o mesmo texto aprovado, é legítimo que a categoria pare e faça valer seus direitos através da paralisação e greve por tempo indeterminado”, pronuncia ela.
A voz de Santa Quitéria