Para a gestora, a iniciativa traz mais comodidade para o paciente e fortalece a regionalização da saúde. “Com o programa, fortalecemos os hospitais regionais e municipais, que também fazem essas cirurgias, e isso traz benefícios para os pacientes, porque eles podem ser operados próximo de casa e não precisam de deslocamento para a capital”, destaca.
Além dos hospitais da rede estadual, também fazem cirurgias, por meio desse Programa, hospitais municipais, particulares e filantrópicos. “São 59 contratos em vigência para realizarmos esse programa e poderemos continuar realizando esses procedimentos dessa forma por mais seis anos, conforme a necessidade real dos pacientes”, explica.
Sobre o Programa
O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas foi criado em abril de 2023, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas, que são consideradas procedimentos programados, de não urgência.
Os dados dos procedimentos realizados estão disponíveis no painel do IntegraSUS. As especialidades contempladas são: oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular. Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. |